Neurovertebral

Embora a indicação de cirurgia de crânio seja indispensável e eficaz para muitos casos, a consulta ao neurocirurgião estende-se ao diagnóstico e tratamento de condições também não cirúrgicas. Entenda a importância.

 
A neurocirurgia de crânio é a área médica relacionada ao diagnóstico e tratamento de inúmeros quadros. Entre os mais frequentes estão os traumatismos crânio-encefálicos, hidrocefalia, aneurismas cerebrais e tumores intracranianos. A especialidade também atua na chamada neurocirurgia funcional, que envolve o tratamento de dor e condições como a epilepsia e os distúrbios dos movimentos.

Nas últimas décadas, técnicas avançadas de cirurgias minimamente invasivas foram desenvolvidas e estão disponíveis nos principais centros especializados. Com essas tecnologias, o tempo de recuperação do paciente é mais rápido e os resultados são superiores se comparados aos métodos convencionais.

Embora os neurocirurgiões desempenhem procedimentos cirúrgicos, sua consulta e suas recomendações também se estendem a métodos não cirúrgicos, ou seja, a prevenção, diagnóstico, avaliação, tratamento, cuidados intensivos e reabilitação de distúrbios neurológicos.

A consulta em neurocirurgia envolve todas as etapas de avaliação médica, desde o exame da saúde do paciente, histórico médico e sintomas até o diagnóstico do problema e o diálogo com o paciente para criar um plano personalizado de tratamento e recuperação.

 

Quando consultar um neurocirurgião: sinais de alerta

Dores de cabeça ou enxaqueca atípicas

Dores de cabeça podem ser causadas ​​por uma infinidade de problemas. Muitas pessoas têm dores de cabeça ocasionais, mas algumas têm enxaquecas severas, consideradas um sintoma possivelmente mais grave. Quando as dores de cabeça ou enxaquecas parecem ser frequentes ou significativamente mais dolorosas, pode ser um sinal de que algo está errado e é hora de procurar um especialista.

Problemas de tontura ou equilíbrio

De vez em quando, sentir tonturas pode acontecer a qualquer um. No entanto, se isso está ocorrendo com frequência, recomenda-se consultar um médico. Se você sente tontura com frequência, quando está andando, ou até mesmo chegou a perder o equilíbrio e cair, provavelmente é hora de encontrar um neurocirurgião.

Dores incomuns ou dormência

A dor contínua e/ou dormência podem ser um sinal de danos nos nervos. Os nervos enviam informações de partes do corpo para o cérebro e para a medula espinhal, que controlam a dor. Quando ocorre uma falta de comunicação, a dor pode ser sentida pelo corpo, mesmo que não haja nada doloroso acontecendo.

Convulsões

Convulsões são mudanças na atividade elétrica cerebral. Essas alterações podem causar sintomas severos e perceptíveis ou não causar sintomas. Convulsões leves também podem ser um sinal de um problema neurológico significativo, por isso reconhecê-las e consultar o médico é importante.

 

Condições tratadas pelo neurocirurgião

Traumatismos

O traumatismo crânio-encefálico (TCE) é causado por uma lesão penetrante no crânio ou golpe na cabeça que perturba o funcionamento normal do cérebro. O TCE pode resultar de acidentes e quedas. Os sintomas de um TCE podem ser leves, moderados ou graves, dependendo da extensão do dano ao cérebro.

Hidrocefalia

Condição que envolve o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano no cérebro afetam geralmente bebês e crianças. Os sintomas infantis envolvem náuseas, vômitos, convulsões, dores de cabeça, problemas de visão, sonolência e irritabilidade. Em adultos, dores de cabeça crônicas, problemas de visão e tontura são mais comuns.

Doença da artéria carótida

A doença da artéria carótida é uma condição que afeta os principais vasos sanguíneos que fornecem sangue para a cabeça e pescoço. A remoção do acúmulo de placa nas artérias carótidas melhora a saúde vascular do paciente e previne o acidente vascular cerebral (AVC).

Tumores cerebrais

Um tumor cerebral é qualquer massa ou crescimento de células anormais no cérebro. Existem muitos tipos diferentes de tumores – alguns podem ser benignos, enquanto outros são cancerígenos. Os sintomas e opções de tratamento variam com base no tipo de tumor cerebral, sua gravidade e taxa de crescimento, bem como a sua localização no cérebro.

Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é uma condição de dor crônica envolvendo o nervo trigêmeo na face. Os sintomas podem ser esporádicos ou constantes, dependendo do paciente.

 

Referência:

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. https://portalsbn.org/portal/

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário