Neurovertebral

Cirurgia da base de crânio é a nomenclatura dada aos procedimentos cirúrgicos para a ressecção de tumores relacionados à base do crânio, ou seja, a parte óssea do crânio onde o cérebro, o cerebelo, e o tronco encefálico estão diretamente apoiados.

Os tumores da base do crânio em geral são benignos, porém são tumores de difícil acesso e de ressecção cirúrgica complexa, por estarem localizados em regiões profundas do crânio e relacionados diretamente com estruturas neurovasculares vitais.

São exemplos de tumores da base do crânio os meningiomas, os raniofaringiomas, os neurinomas (schwannomas), os cordomas, os condrossarcomas, os tumores epidermóides, os estesioneuroblastomas, os angioneurofibromas e os paragangliomas. Podemos incluir nessa lista também tumores malignos com origem na face, e que se estendem para as regiões da base do crânio, ou ainda tumores metastáticos (originários em órgãos à distância) que se implantam na base do crânio por meio da disseminação de células pela corrente sanguínea.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário